Blog do escritor Ferréz

Cadê o Choque na Orla?


Cadê o Choque na Orla?
Pra quem tá acompanhando ai a destruição dos famosos ‘puxadinhos da Orla” nome carinhoso para construções como: academias, campos de futebol e piscinas de luxo.
Os ricos do lugar, tão putos embora uma sentença favorável à abertura tenha saído em 2011, diferente das reintegrações de posse como acontece como nesse exato momento na Zona Leste, onde o pau come e todo mundo tem que sair na hora, apanha do Choque, sofre com incêndios e toma manguerada de água dos bombeiros no meio de tudo isso. O aviso chega dois dias antes pra todo mundo sair. No outro Brasil não. Demora 10 anos de um processo e mais 5 anos pra executar, isso porque não se trata de barracos e sim de piscinas, campos de futebol, coisa muito urgente que os barracos para o ser humano.
A abertura da orla ao público tramitava na Justiça há dez anos, desde que o Ministério Público do Distrito Federal entrou com uma ação.
Mas finalmente, sem tropa de choque, sem tumulto e sem fogo, os tratores e funcionários do governo do Distrito Federal têm retirado cercas, desmontado quiosques, derrubado puxadinhos .
Esses ricos usavam essas áreas de lazer particulares e ocupavam um espaço público ilegalmente incorporado às mansões e aos terrenos localizados às margens do Paranoá.
Por lei, os donos do país deveriam ter deixado uma faixa de 30 metros entre o lago e suas residências, aberta para ser usada por qualquer pessoa. Na prática, o acesso foi impedido e as construções particulares avançaram até a beira do lago ao longo de 80 quilômetros de orla. Proibindo qualquer pobre de transitar pelo local.
O primeiro trecho reformulado é um dos mais nobres de Brasília, a “Península dos Ministros”, no Lago Sul, onde ficam as residências do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) Olha ele ai, o cara que queria prender os meninos já com 16 anos, do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) Olha mais esse ai, um puta exemplo, e do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Todos ficaram muito chateados, mas não desmarcaram seus almoços e jantares, nos próximos 60 dias, 37 lotes perderão a faixa de 30 metros à beira do lago. Ao todo, 439 imóveis serão atingidos.
Já se cogita ir pra outro país, já que o Brasil “já foi melhor” e está tomando aos poucos vergonha na cara.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ), que extinguiu uma ação com a qual a Associação dos Amigos do Lago Paranoá (Alapa) tentava impedir a demolição de seus puxadinhos irregulares.
Porra, vamos montar também uma ong pra ajudar a Associação dos Amigos do Lago Paranoá a continuar tentando impedir.
Como disse a Veja:
“Percebe-se que episódios como o Mensalão e a Operação Lava Jato indicam haver mudança cultural em curso com potencial para interferir na relação dos brasileiros com os espaços onde vivem.”
Olha que frase bonita, se fosse reintegração de posse de favelados ia ser algo como.
“Traumático foi o trânsito e o transtorno causado pelos invasores que colocaram fogo em pneus e causaram um caos pela cidade, impedindo as pessoas de chegarem a suas casas”.
Bom, algo de bom está mesmo que com tanta demora, acontecendo, os puxadinhos deles tão diminuindo também.
Ferréz

Nenhum comentário: